sexta-feira, 14 de maio de 2010

O MITO, SEGUNDO UM SANTISTA

"Se você é torcedor do Grêmio, e quer saber o que andam dizendo sobre os 4 a 3, acesse o Blog do Peixe Caipira, na página do Santista Roxo. É o torcedor do clube paulista escrevendo.

"Um time que se nutre de um mito. Um mito criado, no qual toda a mística do Grêmio se apóia. O mito da imortalidade. E é um mito que merece respeito. Não é maior que a nossa vontade e que a nossa grandeza. Mas é a única coisa que move o Grêmio e o torna capaz de fazer coisas como o que fez hoje.

Enquanto nós colocamos camisas dos meninos da vila, fazemos dancinhas e encantamos o futebol mundial, o Grêmio é uma coisa animalesca que se nutre de sangue.

Enquanto nós colocamos pôsteres do Pelé e do Robinho em nossos quartos, e admiramos as belas sereias passeando nas praias de Santos, eles tem a foto do Hugo de León barbudo e ensanguentado erguendo a taça Libertadores. Só olham pra essa foto. Rezam sobre essa foto como num culto satânico. Comem essa foto. São essa foto.

Apesar de termos vencido o Grêmio muitas vezes (lembrem-se de 2002 e 2004), a genialidade provou ser inferior ao mito da raça algumas vezes. Quem não se lembra da Libertadores 2007?

Eu não quero lembrar NUNCA MAIS disso! Não quero NUNCA MAIS ver meu Santos perder pra um mito. Pra algo irreal. Pra um conto da carochinha. Pro heroísmo porradeiro dessa gauchada de azul.

Fui pro intervalo desse jogo acreditando nisso. Quando vi Felipe pegar mais que Yashin e se transformar num polvo inexpugnável de infinitos tentáculos, acreditei que o mito da imortalidade gremista tinha fim.

Só que faltou uma coisa. Matar esse mito. Porque aquele bando de gremistas fanáticos acredita no mito, e não deixou de cantar, de empurrar. Eles tem a foto do de León na carteira e assiste todo dia o DVD da batalha dos aflitos, aquela presepada de segunda divisão! Sabe que esse mito é a única maneira de seu time chegar longe, é a única fonte de vida desse Grêmio. É a única forma de transformar o Jonas que fazia gol de tornozelo na vila e bate mal pênalti, no Jonas que acertou um balaço na gaveta pra virar o jogo (só pra citar um exemplo).

Tinha que ter atirado na cabeça do mito no segundo tempo. Não era resultado de ser preservado. NÃO ERA HORA DE TIRAR UM CARA QUE PRENDE BOLA PRA SE ACUAR, DORIVAL!!!!! QUE OS ERROS DO MANCHA TE SIRVAM DE LIÇÃO!!!! NUNCA SE DEVE DAR CHANCE PRA UM TIME DESSES VOLTAR PRO JOGO!!!!!"."

GRÊMIO ÉPICO IMORTAL! E NADA MAIS A DIZER.

6 comentários:

  1. oi èrika- gauchinha- tb sou gaúcha- agora misturou tudo- mineiro com gaúcho- o sutaque ficou aquilo-
    Adorei te ver participando do sorteio do puff brasilaazy no meu blog!
    seja sempre bem vinda
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Érika!!!
    Vim conhecer seu blog e adorei, só acho que deveria dar continuidade, seu texto é muito bom!!!

    Bjoss,
    Mi

    Estou te seguindo!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Erika!!!! Gostei do seu blog!!!!
    Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que bacana, muito envolvente seu texto..

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Érika!!!

    Adoro sua paixão!!! Sou Corinthiana, é gostoso ganhar, mas torcer por um time é bem maior que só vitórias, neh???

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. oi flor...bom sou corinthiana...mas não ''visto a camisa''...rsrs...só qdo era criança eu ate horava qdo perdia...mas hj eu nem ligo mais...rsrs...que bom q gostou do meu post sobre o esmalte craquelado..é mais barato mesmo..não sei dizer o porque...rsrs..to seguindo seu blog vio

    sucesso flor

    ResponderExcluir